SPA lança Programa Estágio em Inovação
Publicado em 12.abr.2022 - 15:45
Iniciativa propicia oportunidade para o desenvolvimento e melhor inserção dos universitários no mercado de trabalho
A Santos Port Authority (SPA) lançou em abril o Programa Estágio em Inovação, voltado a alunos do ensino superior das universidades da região para promoção de uma experiência imersiva por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras a desafios propostos pela Companhia.
Para a primeira turma foram disponibilizadas três vagas de “estagiário inovador”, preenchidas por Lucas Gomes Cruz, Matheus Vicente (ambos cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Rafael Osidacz (Gestão Portuária). Todos são estudantes na Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (Fatec/BS – Rubens Lara), instituição parceira desta primeira seleção. Durante um ano, eles terão a orientação de um técnico da SPA e de um professor da universidade.
Na primeira fase do programa, os estagiários terão de responder aos desafios da área de Operações Portuárias. O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, enfatiza que esses desafios proporcionarão aos universitários um conhecimento aprofundado das necessidades de inovação que o setor portuário impõe. “Não existe espaço para improviso no Porto de Santos. É vital que os futuros profissionais estejam familiarizados com os desafios inerentes a esse ambiente”, diz Ribeiro.
O programa estabelece um envolvimento maior do setor portuário com as universidades, visando tornar a grade de cursos mais adequada às ofertas de empregos geradas pelos terminais, evitando que jovens graduados tenham de procurar emprego fora da região.
O professor Júlio Cesar Raymundo, coordenador do curso de Gestão Portuária da Fatec, afirma que “essa participação será uma grande oportunidade para aproximar o setor acadêmico dos desafios enfrentados pelo setor portuários”.
A expectativa é de que o sucesso do programa promova a inclusão desses estagiários no complexo portuário, seja como mão de obra qualificada para as empresas que atuam no Porto ou estimulando o empreendedorismo dos universitários com a criação de startups e empresas.
A iniciativa integra a estratégia da SPA de unir esforços com a comunidade portuária e agentes públicos e privados da região na busca de padrões e semelhanças em serviços, viabilizando seu compartilhamento para racionalizar investimentos e acelerar o processo de inovação em busca de maior eficiência operacional.

Os 3 estagiários inovadores foram recepcionados ontem pela diretoria da SPA, em solenidade que contou com a participação, também, de integrantes da Fatec.