Santos ganha obras sociais e de infraestrutura com medidas compensatórias de R$ 34 milhões
Publicado em 06.jul.2023 - 15:50
Anúncio foi feito na sede da Autoridade Portuária de Santos, na manhã de quinta-feira (6/7)
A cidade de Santos vai ganhar importantes obras sociais e de infraestrutura, anunciadas pelo prefeito Rogério Santos e pelo presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, nesta quinta-feira (6), durante cerimônia de assinatura de um TRIMMC (Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias) entre Petrobras e Prefeitura, na APS. A contrapartida prevê depósito de R$ 34 milhões no Fundo de Desenvolvimento Urbano do Município de Santos (Fundurb), em razão dos impactos da implantação do Terminal Aquaviário de Santos – Transpetro, na Alemoa.
O montante, maior valor de TRIMMC já assinado, será utilizado para a construção da primeira moradia para pessoas em situação de rua do Centro, atendendo projeto da secretária de Desenvolvimento Social de Santos, Audrey Kleys. Com o recurso também será possível fazer obras de recuperação do Ginásio Rebouças, do Portinho do Caruara e mais duas policlínicas (uma na Vila Progresso e outra no Marapé), além de projetos de apoio à mulher. O Conjunto Dale Coutinho também será beneficiado com obras de incentivo ao esporte.
O compromisso, viabilizado entre Autoridade Portuária, Prefeitura e Petrobras, resultará ainda na recuperação das ruas da Alemoa, com recapeamento, semáforos, sinalização, drenagem e outras melhorias para o bairro.
O prefeito Rogério Santos parabenizou o presidente da APS, Anderson Pomini, por colocar o Porto de frente para a Cidade e atuar como parceiro da Prefeitura.
“O Porto e a Cidade de Santos estão unidos no trabalho de revitalização do Centro Histórico e de melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Pomini, enaltecendo o papel das empresas que atuam no Programa Porto-Cidades.
Anderson Pomini anunciou ainda, junto com o prefeito, a construção de uma nova passarela, chamada de “boulevard aéreo”, ligando o Centro Histórico de Santos Aos armazéns 3 e 4, com saída da Rua XV de Novembro. O equipamento, a ser construído pela Rumo Logística e entregue em julho do ano que vem, terá rampa, escadas rolantes e elevador. Pomini agradeceu a João Almeida, da Rumo, pela constante parceria em prol da relação Porto-Cidades, e informou que a passarela ao lado da alfândega ganhará uma nova e apropriada rampa para ciclistas.