Liderança com Integridade

Publicado em 15.dez.2023 - 15:16

A integridade é um dos pilares das estruturas políticas, econômicas e sociais e pode ser considerada a pedra angular da boa governança. A Recomendação sobre Integridade Pública da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fornece aos governos uma visão estratégica para a integridade pública, passando de uma visão de políticas de integridade meramente formal para uma abordagem baseada em risco e dependente do contexto que enfatiza uma cultura de integridade. Falar de integridade envolve princípios como comprometimento, responsabilidades, estratégia, regras, sociedade, liderança, meritocracia, desenvolvimento de capacidade, abertura, gestão de riscos, aplicação e sanção, e participação.

O que é liderar com integridade? O Manual de Integridade Pública da OCDE indica que ser um líder íntegro requer dois aspectos inter-relacionados: o líder deve ser percebido como uma pessoa com altos valores morais e deve ser um gestor com altos valores morais.

Os líderes íntegros são percebidos como tendo um alto nível de consciência de suas próprias posições morais e a capacidade de usar seus valores pessoais como guia diante de dilemas éticos. Além disso, demonstram um alto nível de justiça, lealdade e confiança com aqueles que lideram.

Ser um gestor com altos valores morais refere-se à responsabilidade do líder em promover a tomada de decisão íntegra entre aqueles que lidera.

Como desenvolver habilidades de liderança integral? Os governos podem usar uma variedade de métodos desde o início da jornada dos futuros líderes, tais como:

–  incluir a liderança de integridade no perfil para gerentes em todos os níveis, como um requisito para seleção, nomeação ou promoção para um cargo de gerência;

– avaliação do desempenho dos gerentes em relação ao sistema de integridade pública em todos os níveis da organização;

– Desenvolver estruturas de gestão que promovam responsabilidades gerenciais para identificar e mitigar riscos para a integridade pública;

– apoiar os gerentes em seu papel como líderes íntegros, estabelecendo mandatos claros, fornecendo apoio organizacional (como controle interno, instrumentos de recursos humanos e assessoria jurídica) e

– fornecer treinamento e orientação periódicos para aumentar a conscientização e desenvolver habilidades sobre o exercício do julgamento apropriado em assuntos em que questões de integridade pública possam estar envolvidas.

Isso sugere que uma liderança sólida começa cedo e é difusa. Ou seja: “definir o tom entre os altos funcionários” é essencial, mas reforçá-lo em todas as camadas da liderança de uma organização é vital. Esses pontos mostram que o lugar-chave para desenvolver a integridade da liderança é o ambiente de trabalho e as interações diárias entre líder e equipe.

São valores que tem a necessidade de estar presentes todos os dias nas instituições públicas.


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