Manutenção do Reporto trará 50 bi em investimentos ao setor portuário

Publicado em 22.dez.2023 - 15:12

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL) 5610/23, do Senado, que prorroga para 2028 a vigência do Regime Tributário para Incentivo à Modernização e à Ampliação da Estrutura Portuária (Reporto), que se encerra ao final deste ano. A proposta segue para sanção presidencial.

Criado pela Lei 11.033/04, o Reporto prevê incentivos fiscais para investimentos em portos, como compra de máquinas e equipamentos sem similares na indústria nacional, e vem sendo prorrogado pelo Congresso desde 2007. Os benefícios foram ampliados para concessionárias de transporte ferroviário.

O regime especial permite que os beneficiados comprem equipamentos com desoneração de IPI, PIS, Cofins e Imposto de Importação (II).

Na Câmara, o relator da proposta, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que o tema foi considerado como prioridade do setor portuário.

A Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) estima que mais de R$ 50 bilhões serão investidos no setor por conta da prorrogação do Reporto.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, parabenizou a classe política pela manutenção do Reporto: “Todos ganham com o interesse do Brasil em primeiro lugar. O Reporto gera riqueza e empregos para o País”.

Fenop comemora

A prorrogação do Reporto até 2028 representa uma conquista para os setores portuário e ferroviário, afirmou comunicado da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop). “O Reporto garante mais investimentos, estimulando o crescimento dos setores com geração de emprego e modernização tecnológica, impactando positivamente a economia”.

O comunicado foi assinado por várias entidades, que agradeceram a sensibilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e citaram o apoio do ministro Sílvio Costa Filho para o avanço da proposta no Congresso Nacional e sua necessária prorrogação.

“Temos a confiança de que o PL 5610/2023 será sancionado pelo Presidente da República, permitindo a prorrogação do Regime a partir de 2024”, conclui o documento assinado pela Associação Brasileira dos Terminais de Contêineres – ABRATEC; Associação Brasileira de Terminais de Líquidos – ABTL; Associação Brasileira dos Terminais Portuários – ABTP; Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados – ABTRA; Associação dos Terminais Portuários Privados – ATP; Federação Nacional das Operações Portuárias – FENOP; Associação Brasileira da Indústria Ferroviária – ABIFER e Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – ANTF.


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