Publicado em 22.maio.2025 - 18:06
Reunião do Plano de Ajuda Mútua (PAM) ocorrida nesta quinta também abordou o Maio Amarelo
A Autoridade Portuária de Santos (APS) foi palco nesta quinta-feira (22) da 251ª reunião do Plano de Ajuda Mútua (PAM), programa que estabelece o compartilhamento de recursos humanos e materiais entre seus associados no atendimento a emergências de grande porte no porto organizado de Santos.
O encontro deste mês teve como um dos destaques a necessidade da notificação de acidentes de trabalho ao SUS (Sistema Único de Saúde).
A enfermeira Rosemeiry Nemetz, da Seção de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Sevrest), da Prefeitura de Santos, explicou mudanças realizadas nos últimos anos pelo governo federal nas regras para esse tipo de notificação. Entre elas estão as obrigações do Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). Esse serviço é obrigatório para empresas com empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e que se enquadram em determinadas faixas de risco.
Rosemeiry explicou a necessidade de que esses profissionais reportem os acidentes de trabalho por meio de um documento chamado “ficha de investigação”.
Ela explicou os detalhes para o preenchimento da ficha. O documento precisa ser enviado à unidade de vigilância em saúde do município onde ocorreu o acidente ou o atendimento. No caso de Santos, esse documento vai para o Sevrest, que, por sua vez, faz a comunicação com o Ministério da Saúde.
A representante do serviço da Prefeitura afirmou que essa notificação é fundamental para a prevenção de novos acidentes e para que o poder público possa criar políticas prevendo o atendimento de novos casos, como, por exemplo, estimando a necessidade de leitos, ambulâncias etc.
Maio Amarelo
Também foram debatidos temas relativos ao Maio Amarelo, que busca a prevenção de acidentes de trânsito. Felipy Nunes, Coordenador de Trânsito da Guarda Portuária, falou sobre a campanha realizada na APS neste ano e sobre a necessidade de todos terem cuidado ao volante.
Em seguida, os presentes participaram de uma dinâmica em que um convidado, disfarçado de guarda de trânsito, chamou a atenção para práticas perigosas ao volante. Entre elas, o uso do celular.
A pauta da reunião do PAM incluiu ainda informações sobre workshops, simulados e visitas técnicas.
Os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora administrativa do PAM, Natália Simonetti, e pelo coordenador de Comunicação Operacional e da Brigada de Emergência da Guarda Portuária, Rogers de Oliveira Germano.
Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@portodesantos.gov.br | www.portodesantos.com.br