Publicado em 27.maio.2025 - 16:54
Área de mata preservada no Porto de Santos é maior que a área de operações portuárias
Neste dia 27 de maio, em que se celebra o Dia Nacional da Mata Atlântica, a Autoridade Portuária de Santos (APS) reforça o importante papel que desempenha como protetora desse importante bioma. Afinal, a APS é responsável pela conservação de uma área de Mata Atlântica no Porto Organizado maior que a destinada às operações portuárias (cais, armazéns e vias internas). A mata preservada fica localizada junto à Usina Hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga, no Parque Estadual da Serra do Mar.
Essa área de floresta preservada, sob a responsabilidade da APS, soma aproximadamente 19 km, enquanto a do Porto Organizado é de cerca de 8 km2. No final do ano passado, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) concedeu a Licença Ambiental de Operação de Regularização à Usina de Itatinga. Com isso, a APS engajou-se ainda mais na preservação das espécies animais e da vegetação na região, mitigando os impactos ambientais de sua operação.
A Mata Atlântica é uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade e fornece serviços ecossistêmicos para a maior parte da população brasileira, em especial a da Baixada Santista. Trata-se de um bioma essencial para a conservação da biodiversidade, o equilíbrio climático e a disponibilidade de água.
O Dia Nacional da Mata Atlântica é uma homenagem à Carta de São Vicente, escrita pelo Padre Anchieta em 1560, na qual descreveu pela primeira vez a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas. O principal objetivo com a data é conscientizar a população para a conservação, a recuperação e o uso sustentável da Mata Atlântica.
Superintendência de Comunicação Corporativa
Autoridade Portuária de Santos
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº . Macuco . Santos/SP . Brasil
Tel.: +55 (13) 3202-6565
comunicacao.corporativa@portodesantos.gov.br | www.portodesantos.com.br