Resiliência às Mudanças Climáticas

Como administradora do Porto Organizado de Santos, a Autoridade Portuária de Santos vem buscando atuar cada vez mais em ações vinculadas à resiliência à mudança do clima.

No ano de 2022, foi divulgado o estudo de “Levantamento de Risco Climático e Medidas de Adaptação para Infraestruturas Portuárias do Porto de Santos”, fruto de uma parceria entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).

Foram levantadas as ameaças climáticas de maior probabilidade de ocorrência no Porto de Santos, relacionando-as aos principais riscos estruturais e operacionais aos quais o Porto está sujeito.

Para cada risco climático, foram propostas medidas de adaptação a serem empregadas.

As principais ameaças levantadas para o Porto de Santos foram: vendavais, enchentes e inundação fluvial, ressaca, aumento do nível do mar e neblina.

O levantamento mostrou que a ameaça climática de maior probabilidade de ocorrência são as chuvas persistentes. A alta probabilidade de ocorrência de eventos relacionados a chuvas requer atenção devido à sensibilidade das operações com os granéis sólidos e celulose, que não são tolerantes à umidade. Há também a probabilidade de aumento de ocorrências de ventos moderados e de aumento do nível do mar em cenários de médio prazo.

De maneira geral, as possíveis medidas de adaptação para redução dos riscos são: a criação de bases de dados sistematizados sobre paradas operacionais e danos causados por eventos climáticos; a melhoria nos processos de manutenção; os investimentos em sistemas redimensionados para novos padrões climáticos; o estabelecimento de práticas de monitoramento; e a alteração nas condições operacionais.

O levantamento de risco climático permitiu ao Porto de Santos conhecer os potenciais riscos climáticos a que está susceptível, bem como identificar medidas de adaptação para torná-lo mais resiliente frente às alterações climáticas.

Publicações

Termo de privacidade